13.5.09

Senso Comum sobre Cultura - parte 2

As entrevistas realizadas pelos alunos Carolina Akool dos Santos Gonçalves, Gustavo Santos de Castro, Beatriz Ferreira, Guilherme Barros e Thiago Nascimento encontram-se abaixo. Todos os entrevistados tinham entre 16 e 27 anos.

O que você entende por cultura?

Cultura como tradição:
“Cultura, pra mim, são hábitos pré-estabelecidos por regiões. É a tradição de cada lugar.”
(Anne A., 21 anos – Estudante)

Cultura como influência externa:
“Cultura é tudo que você consegue absorver em sua vida.”
(Bruno A., 25 anos – Desempregado)

Cultura como um conjunto de características de um grupo:
“Cultura é um conjunto de características de um grupo de pessoas que podem incluir idioma, religião, costumes e tradições, manifestações artísticas e históricas.”
(Juliana F., 22 anos – Designer)

Cultura produzida e transmitida em sociedade:
“Um conjunto de informações de diversos segmentos, transmitidas pelas sociedades através dos tempos que vai sendo moldado e repensado de acordo com a realidade do ser atual.”
(Rodolfo S., 23 anos – Estudante)



Qual é a sua cultura?

Cultura por fatores territoriais:
“A cultura do Rio, do Brasil. A da minha comunidade.”
(Lucas A., 24 anos - Publicitário)

Várias culturas:
“Seguindo os padrões de definição sobre o que é cultura, minha cultura é brasileira. Porém, perante a era da globalização acho incorreto afirmar que minha cultura é puramente brasileira. Sofro influências diretamente de dezenas, senão centenas de culturas diferentes ao redor de todo mundo através de músicas, tv, livros e principalmente internet. Do ponto qual elas influenciam na minha formação... Como ser humano, posso dizer que minha cultura é global.”
(Átila P., 20 anos - Estudante)

Cultura do capitalismo:
“A capitalista... ocidental.”
(Flora T., 20 anos – Estudante)

Acesso às artes e seu uso:
“Sou uma pessoa que gosta de freqüentar teatros, ler bons livros, ir ao cinema e ter acesso a outras culturas através da Globalização que os meios de comunicação nos proporcionam. Infelizmente o acesso à cultura num país como o Brasil, por exemplo, é limitada a classe social do indivíduo.”
(Ana Paula B., 25 anos – Jornalista)

Cultura como postura e refinamento:
“A minha? Sei lá... Acho que saber falar sobre determinados assuntos, ter refinamento, saber se portar, ser culta, ser uma pessoa que entenda o que está falando.”
(Larissa B., 16 anos – Estudante)

Cultura como característica própria:
“Cultura política crítica, opiniões levadas de acordo com os meus costumes.”
(Daniel P., 19 anos – Atendente de loja de impressões gráficas)


*Os gráficos e conclusões das entrevistas, você encontra aqui.